Networking trata-se da atividade de cultivar uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si.
Ter uma rede de pessoas bem estabelecida, tornou-se uma parte importante das nossas vidas. A maneira mais fácil de expandir a sua rede é construir relacionamentos com pessoas que conhece: família, amigos, colegas e conhecidos.


Networking ajuda-o a desenvolver e a melhorar as suas habilidades e competências, estar sempre atualizado em relação às últimas tendências na sua indústria, encontrar potenciais mentores, parceiros e clientes e obter acesso aos recursos necessários que o irão permitir desenvolver, divulgar e crescer os seus negócios.

No entanto, networking deve ser mais do que apenas o significado tradicional da palavra. Não deve significar apenas ir a um evento na esperança de encontrar alguém que possa ajudá-lo a expandir os seus negócios.

 Em vez disso, deve significar seguir estas quatro etapas importantes:


1. Ser pró-ativo

 Procure informações sobre eventos de networking, quem vai estar presente, pesquise sobre a sua indústria, contacte possíveis parceiros diretamente, explore relacionamentos novos e antigos, crie um ambiente com o qual possa interagir, alcance pessoas que nunca conheceu mas que possuem interesses semelhantes. 


2. Ser criativo

Pense fora da caixa, pense numa forma de se destacar junto de potenciais parceiros e clientes, faça perguntas, ouça atentamente e forneça valor, seja você mesmo, não a sua versão empresarial.


3. Conhecer as pessoas certas 

Tente procurar contactos que possam fornecer leads diretos. Podem ser gerentes, clientes ou agentes que podem negociar e comprar o que vende.

Procure contactos que forneçam informações valiosas sobre empresas, setores, tendências e pessoas sobre as quais você precisa de saber.

Procure contactos que forneçam referências, que o apoiem e incentivem. Pode ser um amigo do passado ou um colega de trabalho.


4. Encontrar o ambiente mais adequado

O mais simples, rápido e eficaz modo de começar o seu networking é através da internet. Inscreva-se em redes sociais que potenciam networking como o Linkedin e comece a criar uma rede de contactos interessantes aos quais possa dar algo de valor e receber em retorno. Se não se sente à vontade em fazer esta pesquisa online, inscreva-se em eventos de networking ou marque presença em feiras de negócios onde possa encontrar pessoas do seu setor.


Networking dessa forma dá-lhe uma maior oportunidade de realmente fechar um grande negócio, e é disso que se trata!

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