Tem dúvidas? Envie-nos a sua questão ou marque aqui a sua sessão de esclarecimento online.

Ao enviar uma mensagem, colocando o seu Nome e Endereço está a aceitar a nossa Política de Privacidade e a inscrever-se na Mailing List.

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Instagram - White Circle

Ready2Start © 2018

Av. Marginal, Ed. Parque Oceano, 3G, 2780-337 Oeiras
Lisboa - Portugal | info@ready2start.pt 

Dica #1: Modelo de Negócio ou Plano de Negócio?

Porque tínhamos que começar pela base das bases, a Dica #1 é a diferença entre dois termos fundamentais para o caminho de qualquer negócio: Plano de Negócios e Modelo de Negócio.



Olá, olá!


Hoje damos início a uma rubrica no blog! Esta série de Dicas de Negócio Ready2Start pretende dar uma ajuda extra a todos aqueles que querem ter um negócio próprio ou que estão a começar a interessar-se pelo mundo dos pequenos negócios, querendo aprender. Por aqui, serão partilhadas explicações e alguns truques sobre os conceitos base da gestão, que poderão ser bastante úteis (agora ou no futuro). Esperamos que goste!


Modelo de Negócio e Plano de Negócios são dois conceitos que embora se utilizem várias vezes com o mesmo sentido, não têm nem o mesmo significado nem a mesma função.

O Modelo de Negócio é composto por 9 componentes que se articulam entre si para fazer a ponte entre o produto/serviço e os seus potenciais clientes. São eles: Segmento de Clientes, Proposta de Valor, Canais (de comunicação e de venda), Relacionamento com o Cliente, Fontes de Rendimento, Parceiros-Chave, Atividades-Chave, Recursos-Chave, e Estrutura de Custos. Apesar destes componentes serem transversais a qualquer negócio, independentemente da sua dimensão, nem sempre existe a preocupação de os identificar claramente - sobretudo nos pequenos negócios. E menos preocupação existe, ainda, em testar as hipóteses associadas a essa informação juntos de personas dos vários segmentos de clientes pertencentes ao Modelo! No entanto, este é um passo obrigatório para que possa ser utilizado de forma estratégica e produtiva.

Às vezes, as pequenas mudanças ou as ferramentas mais simples podem fazer toda a diferença nos resultados da gestão, e a utilização/atualização constante da tela do Modelo de Negócio é um ótimo exemplo disso mesmo. E é também um ótimo exemplo do que vai usufruir com a compra de um Negócio Ready2Start!


O Plano de Negócios é uma fase seguinte. É um documento bastante mais extenso que deriva principalmente do que é concluído durante o teste das hipóteses do Modelo de Negócio. Para além de oferecer uma descrição mais detalhada de como este está organizado, o Plano de Negócios explica qual será a estratégia de marketing a utilizar perante a concorrência do sector de atividade, qual deverá ser o plano de investimento e estimativas de vendas e gastos, bem como uma análise de risco e da dimensão do mercado em que o negócio irá atuar.


Não sabe bem o que são ou como definir as hipóteses? Fique atento à Dica#2.


Até lá,

Equipa Ready2Start


14 visualizações